segunda-feira, 18 de julho de 2011

Jogos e Brincadeiras

O fascículo 05 do nosso material Proletramento Alfabetização e Linguagem trata do Lúdico na Sala de Aula: projetos e jogos. Como material de apoio a esse fascículo, o MEC sugere o vídeo abaixo sobre o assunto:

Assista o vídeo proposto e não deixe de ler também o material sobre Materiais Didáticos: escolha e uso - está nos Arquivos Extras na coluna à esquerda do blog -, ambos do MEC. Depois deixe seu comentário (bem construído!) sobre o que você leu e assistiu aqui no blog, ok?
E Boas...

 

Nossos encontros recomeçam em Agosto! Até lá...
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3 comentários:

  1. Olá,
    como alfabetizadora, acredito que seja essencial proporcionar momentos significativos de leitura e escrita para as crianças. Precisam ser momentos muito bem pensados, porque o significado não é dado pelo professor, mas, sim, atribuído pela criança. Para "tocar" as crianças é necessário que ela tenha vínculo com o professor e perceba que este tem vínculo com a leitura e a escrita.
    Tudo o que pensamos sobre um ambiente alfabetizador, repleto de diferentes livros e "cantos para leitura" só tem sentido se houver um bom envolvimento nas relações que acontecem nele.
    Também acredito que seja obrigação do professor tentar aliar o conteúdo ensinado com uma metodologia lúdica. Isso porque sabemos o quanto as crianças representam brincando e o quanto isso é uma atividade prazerosa para elas. O que penso, também, é que não pode faltar a comunicação do professor em explicar o nome e sons das letras (consciência fonema e grafema) e a consciência fonológica de sílabas e palavras. Essa comunicação é essencial para a alfabetização. Por mais que alguém se interesse em ler e escrever e brinque com as palavras e letras, não irá aprender a ler se não tiver o embasamento necessário do que representa cada letra e som. Isso é uma transmissão cultural e que envolve processos cognitivos na aprendizagem.
    Penso, então, que temos como professor que investigar o que interessa mais para a criança, procurar escrever e ler com elas coisas que lhes façam sentido, mas sem deixar de ensinar o alfabeto e os sons e saber que, sem isso, a criança ficará com lacunas - talvez apenas decorando palavras e com isso fazendo a leitura logográfica (insuficiente para ser considerada leitora).
    Liseane Silveira Camargo

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  2. O lúdico na sala de aula, hoje, mais do que nunca se faz indispensável. Não é possível mais imaginar essa geração de crianças sentadas por 4 horas e meia e em silêncio, não é produtivo. A Educadora, especialista em Educação e Neurociências Tracey Tokuhama-Espinosa nos deixa claro que...”se não tiver atenção, não tem memória. Se não tem memória, não tem aprendizagem. Se não mantivermos os alunos com um bom nível de atenção, não haverá aprendizagem.”

    Desta forma fica muito claro que é necessário alfabetizar letrando de forma prazerosa ou este processo não se dará, ou levará muito mais tempo para se concretizar.

    Temos hoje um vasto universo de opções prazerosas que podemos proporcionar aos nossos alunos, entre elas estão os jogos e brincadeiras tão inerentes a vida deles. O uso constante de jogos pode atender as necessidades de aprendizagem dos alunos, trabalhando a apropriação da leitura e da escrita de forma mais leve.

    É claro que não dá para achar que o simples fato de levar para a sala de aula uma brinquedoteca inteira se estará alfabetizando, a mediação adequada do professor é essencial para que o aluno reflita sobre a escrita e a leitura e consiga então se apropriar do sistema. É preciso, então ter objetivos claros, o que de fato se pretende com a atividade planejada. Sem esquecer que ler e escrever são atividades sociais e precisam ser ensinadas.

    É um grande desafio unir saber e sabor em sala de aula, mas um desafio possível, quando se tem um planejamento sério e comprometido. Assim, possibilita-se aos alunos momentos de diversão, reflexões sobre o sistema de leitura e escrita e, finalmente a aprendizagem.



    Catiana Quadros da Silva Pessi

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  3. Como professora de educação infantil (jardim B) mais do que nunca não me imagino sem o lúdico na sala de aula....brincadeiras,faz de conta, fazem parte do meu dia a dia.Muitos pensam que em educação infantil não fazemos nada além de cuidar.Nosso universo é muito amplo porque o cuidar e o educar estão muito presentes nesta modalidade de ensino.Por vezes somos cientistas, em outros avós, e muitas das vezes somos mães ou tias que acolhem, protegem, brincam e brigam para que a criança se alimente, interaja...seja feliz. Contar histórias sempre, para curar a tristeza as doze horas dentro da escola, a saudade da comidinha de casa, do colo da mãe.

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